sexta-feira, 3 de setembro de 2010

CALCIFICAÇÃO

Patológica:
     Termo utilizado quando ocorre alterações metabólicas celulares levando a deposição de sais, principalmente de cálci, em locais onde não é comun tal processo, ou seja, uma calcificação fora do tecido ósseo devido a uma alteraçãoda atividade normal do corpo. Existem diferentes tipos de calcificação.

Calculose:
     Quando a calcificação ocorre em regiões tubularesque não sejam vasos sanguíneos (vias urinárias), resultando em cálculos. Tal processo é facilitado caso o meio seja alcalino e possua grande concentração de carbono de cálcio e fosfato de cálcio.

Calcificação Distrófica:
     Quando ocorre o acúmulo de sais em tecidos previamentes lesados. A aterosclerose, por exemplo, facilita a deposição de sais e a consequente formação de placas. No entanto, a calcificação distrófica não traz maiores consequências para o local.

Calcificação Metastática:
     Quando ocorre o aumento anormal do teor de cálcio no sangue (hipercalcemia), não necessitando de uma lesão prévia. Tal aumento causa a precipitação do íon cálcio ao se unir com o fosfato. Esse processo pode ocorrer em diversos tecidos do corpo, chegando a comprometer suas funções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário