quinta-feira, 2 de setembro de 2010

DEGENERAÇÃO CELULAR

Amiloidose:
     É uma degeneração homogênea que ataca orgãos como baço e fígado, conferindo-se cor pálida lardácea. A coloração azul-escura desta subistância quando corada pelo iódo àcido sulfurico diluído, à semelhança de amido, denominando-a substância amilóide. O acúmulo desta subistância é a amiloidose (degeneração amilóide). É uma síndrome que agrupa processos patológicos diversos, cuja característica comun é o depósito intercelular (interstício) e na parede de vasos de uma subistância hialina, amorfa, proteinácea, patológica, que com acúmulo progressivo induz atrofia por compressão e isquemia das células adjacentes. 
     Algumas doenças relacionadas: Hemodiálise de longa duração-precurssor Beta2 microglobulina. Alzheimer-precurssor A4 (ou Beta2 amilóide) constitui o núcleo das placas senis e do amilóide das paredes dos vasos.

Amiloidose Renal:  
     Os depósitos se dão preferencialmente no nível de glomerulos, iniciando pela região mesangeal, espessando as membranas basais dos capilares glomerulares. As luzes dos capilares são diminuídas e o glomerulo se transforma em uma bola hialina afuncional. Os depósitos também acometem o intestício tubular, começando pelas membranas basais tubulares, o tubulo se atrofia por compressão acumulando cilindro protéico na luz. As arteríolas espessam as paredes produzindo isquemia com o aumento da atrofia tubular consequente. 
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário